COMO INVESTIR COM POUCO DINHEIRO? 8 INVESTIMENTOS COM MENOS DE R$229,00

No vídeo de hoje, vou te mostrar como investir com pouco dinheiro de FORMA SIMPLES no Brasil e no exterior através dos ETFs disponíveis no mercado.

Mas antes, sobre ETFs... ETF é a abreviação em inglês de Exchange Traded Funds que traduzido ao ‘pé da letra’ significa Fundo de Índice.

ETF é um tipo de fundo, mas o que diferencia ele de um fundo de investimento?

Fundo de Investimento: você aplica um valor nesse fundo e esse valor é utilizado para comprar diferentes ativos preestabelecidos, que podem ser negociados na bolsa de valores ou não, sendo bastante abrangente e versátil.

ETF: você negocia diretamente na bolsa de valores, como se fosse uma ação propriamente dita, mas na verdade é um fundo que replica índices de mercado, como o Ibovespa, o S&P 500 e vários outros. Vantagens de um ETF em relação a um fundo de investimentos:

1. Baixos custos Diferente de um fundo de investimento, onde o gestor precisa tomar decisões diretas sobre os ativos que irão compor o portfólio do fundo, no caso de ETFs, por ser uma gestão passiva, as taxas administrativas são muito menores.

2. Simplicidade pro investidor É a forma mais simples de investir. Não quer dizer que você deveria investir sem conhecimento, mas que você não precisaria se preocupar com a gestão do fundo e nem como vão ser escolhidos os melhores ativos dentro dessa classe. Pra quem tem foco no longo prazo, se expor a esses índices já te colocaria na frente de MUITOS investidores. (por outro lado, pra quem é mais experiente, essa pode ser uma desvantagem. Escolher os melhores ativos tem o potencial de aprimorar seus resultados) Outra desvantagem é a necessidade de pagar DARF na venda dos títulos (não tem isenção até 20K) Outra utilização dos ETFs: Investimentos internacionais (fora o IVVB11 já citado anteriormente) vou mostrar 3 ETFs listados na B3 que investem internacionalmente: Todos tem taxa de adm. De 0,30% a.a. XINA11

Por que a China?


- É a maior economia do mundo
- Ela é o maior parceiro comercial de 120 países, incluindo o Brasil (mais de 1/3 das nossas exportações em 2020 foram para a China)
- De 2017 a 2019, a China correspondeu a 35% do crescimento global (e fechou 2020 positivo, mesmo num dos piores anos da história por conta da pandemia) O ETF O XINA11 replica o índice MSCI China
- O índice tem mais de 700 empresas
- Ele representa cerca de 85% do universo de empresas chinesas de capital aberto
- Capitalização total de mais de USD$2,7 TRILHÕES
- As Empresas com maior participação no índice são: Alibaba Group e a Tencent Holdings
Alibaba: a maior plataforma de negócios B2B on-line do mundo
Tencent Holdings: maior distribuidora de games do mundo, bem como uma das empresas de maior valor financeiro do mundo EURP11

Por que a Europa?


- Estabilidade, se manteve estável desde 1998, junto com o Dólar
(gráfico Euro x Dólar)
- Menos incerteza política do que a China
- Diversificação entre países (a Grécia enfrentou uma grave crise em 2010, mas nem por isso o Euro desvalorizou) O ETF
Replica o índice IEUR US
Exposto a várias empresas europeias (1.036 empresas)
Maiores posições:

ACWI11 Replica o índice ACWI US
Acesso ao mercado global de ações em um único fundo
+ de 2.000 ativos (do MUNDO INTEIRO)

Além de TODOS os detalhes sobre esses ETFs, eu mostro pra vocês NA PRÁTICA um backtest que representa uma carteira de investimentos formada APENAS por ETFs.